O Berçário da Tic Tic Tac é um lugar de acolhimento, afeto, descobertas, autonomia, vivências, desafios, escuta e inclusão. Acreditamos que cada bebê é um sujeito único e irrepetível, com uma relação própria com o mundo e uma história pessoal que se concretiza no contexto familiar, a partir dele, no meio social.
Dessa forma, é precisamente no relacionamento estável, significativo e afetuoso que os bebês constroem, que eles descobrem a confiabilidade, e vínculos que constituem a matriz essencial e indispensável para proceder a auto descoberta e a descoberta do mundo.
A linguagem dos bebês está presente nas suas ações, através dos movimentos do seu corpo e através do seu olhar, desta maneira, eles conversam durante horas, sem pronunciar uma só palavra. Além disso, desde bem novinho, o bebê começa a se comunicar através do choro, do sorriso, dos resmungos, dos balbucios, dos gestos, do apontar até surgirem novos sons e as primeiras palavras. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as histórias e as brincadeiras de faz de conta, os bebês se expressam utilizando o corpo, a emoção e a linguagem.
Acreditamos que o bebê é um grande pensador e o adulto tem o papel de potencializar as suas descobertas e pesquisas, escolhendo os materiais e preparando o ambiente. Desde de que nascem, os bebês são perceptíveis e aprendem com o ambiente em que estão inseridos. Eles são naturalmente curiosos e exploradores. Eles são potentes e todos os dias aprendem coisas novas.
O ambiente deve ser um facilitador das pesquisas e descobertas dos bebês. Através dele a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades. A escola é a grande oportunidade das crianças terem outros saberes e o lugar onde elas encontram pares. Assim, elas têm vida com outras crianças.
O Cesto dos Tesouros é uma das propostas do nosso berçário, caracterizado por um cesto recheado de possibilidades onde os objetos são a fonte das pesquisas. Nele encontramos materiais não-estruturados de diferentes pesos, tamanhos, texturas, som, cor, cheiros… O cesto dos tesouros é indicado para crianças a partir dos seis meses, que já conseguem sentar sozinhos. Esse jogo de exploração sensorial estimula a autonomia, favorece o desenvolvimento psicomotor, ajuda na coordenação motora e despertar os sentidos.