O Grupo I da Tic Tic Tac é um lugar de acolhimento, afeto, aprendizagens, descobertas, autonomia, vivências, desafios, escuta e inclusão. Acreditamos que cada criança é um sujeito único e irrepetível, com uma relação própria com o mundo e uma história pessoal que se concretiza no contexto familiar, a partir dele, no meio social.
Elas possuem o direito de serem valorizadas por cada uma de suas particularidades e singularidades. Para além de qualquer ideia uniforme e estereotipada. Acreditamos que as crianças aprendem através das relações, interações, no convívio em um espaço coletivo. Através das descobertas, a criança desenvolve o seu pensamento, sua imaginação, a escuta e a fala, é através do corpo e de seus movimentos, que a criança pesquisa o seu próprio corpo e sobre o mundo.
Damos às crianças a oportunidade de desenvolver seu potencial de relacionamentos, autonomia, criatividade e aprendizagem. A entrada na educação infantil é o primeiro encontro com um contexto físico e ambiente social, diferente do ambiente familiar: um novo mundo. As crianças são apoiadas em seus caminhos de crescimento por figuras adequadas e preparadas. E em ambientes acolhedores e proativos, capazes de ampliar a experiência e promover o potencial de cada um. É sobre o direito de um ambiente que lhes diz que podem confiar e que sejam acolhidos e valorizados como são, condição fundamental para a construção do senso de autoestima.
É precisamente no relacionamento estável, significativo e afetuoso com as professoras que as crianças descobrem a confiabilidade, e vínculos que constituem a matriz essencial e indispensável para proceder a autodescoberta e a descoberta do mundo.
Por meio de um ambiente encorajador e um ambiente pronto para mudar em relação ao progresso das crianças, as propostas de exploração tornam se cada vez mais intensas durante os 3 primeiros anos, articuladas e expressas em sequências cada vez mais longas de ações coordenadas, até o enfrentamento de questões mais complexas, prefigurando habilidades cognitivas que encontrarão a oportunidade de desenvolver bases e enriquecimento para os anos seguintes.
Por último, os encontros com os professores complementares são divertidas oportunidades das crianças de se desenvolverem de forma integral e autônoma, através das diferentes linguagens. Os encontros semanais potencializam as vivências e propostas realizadas com as professoras na sala de referência.