Objetivo
Professor: Paulo Bi
O isolamento social imposto pela pandemia, trouxe para as escolas que atendem o segmento da Educação Infantil, o ensino online, seus desafios, suas limitações e possibilidades.
O conhecimento, a ludicidade, a brincadeira, sendo compartilhada através dos celulares, tablets, computadores, sem o contato físico, sem a possibilidade de experimentação de instrumentos, brinquedos sonoros ou outros elementos.
Trabalhar com as crianças utilizando essa linguagem, exige que nos apropriemos dela e que através do seu domínio possamos explorar plenamente os recursos oferecidos por esta ferramenta tecnológica.
Nas minhas aulas com os grupos menores, lanço mão de histórias, instrumentos, brinquedos sonoros, fantoches, brincadeiras, cantorias, buscando através da tela o maior grau de proximidade possível, que possibilite a criação e fortalecimento dos vínculos afetivos.
Com os grupos maiores além de todos os recursos utilizados com os pequenos, trago vídeos educativos, produzidos por canais como Brinque-Book, Parabolé, Território do Brincar, Quintal da Cultura, De onde vem?, Nélio Spréa.
Atividades são desenvolvidas, ideias são lançadas, brincadeiras acontecem, canções são entoadas, perguntas surgem, novos desafios e pesquisas são suscitadas a partir dos temas contidos nas histórias.
A troca, o compartilhamento, são potencializados através desse formato, que tem como objetivo apresentar aos pequenos através do caminho percorrido pelo lúdico, propostas instigantes, criativas, transformadoras, que motivem ainda mais o gosto e o prazer pelo conhecimento!