Dia Mundial da Saúde

No dia 07/04 é comemorado o dia Mundial da Saúde. Gostaríamos de destacar a alimentação equilibrada como principal fator de prevenção, tratamento e cura de um número infinito de enfermidades.

Dentro de várias ações em prol a promoção da saúde destaca-se o Programa cinco ao dia que já existe em diversos países e que está sendo divulgado há mais ou menos um ano em nosso pais.

Este Programa tem o objetivo de incentivar a todas as pessoas, independente da idade e ou outro fator a consumir pelo menos 5 cotas de hortifrutis (legumes, verduras e frutas) ao dia.

O Programa se justifica pelo resultado de vários estudos mundiais demonstrando que esta quantidade de porções ao dia reduz significamente enfermidades como Obesidade, Diabetes, Câncer entre outros.

E é mais fácil do que se possa imaginar, pois basta acrescentar a cada refeição do dia (desjejum, colação, almoço, lanche e jantar) uma cota de um tipo de hortifruti, que pode ser na forma de suco e ou in natura, é importante porém variar as cores destes vegetais uma vez que cada cor confere ao alimento uma gama própia de vitaminas e minerais.

Para facilitar estamos disponibilizando uma tabela por classificação de cores e nutrientes.

Acerola, Cebola Vermelha, Cereja, Ciriguela, Goiaba Vermelha, Grapefruit, Maçã, Melancia, Morango, Pêra Vermelha, Pimenta, Pimentão Vermelho, Rabanete, Romã, Tomate e Uva Vermelha

Fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória previne o câncer e fortalecem olhos e pele.O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata.

Abacaxi, Abóbora, Abiu, Ameixa Amarela, Batata Baroa, Batata Doce, Batata Inglesa, Caju, Carambola, Caqui, Cenoura, Damasco, Gengibre, Kino, Laranja, Mamão, Manga, Maracujá, Mexerica, Moranga, Melão, Milho, Nectarina, Pêssego, Pimentão Amarelo, Sapoti e Tangerina.

Assim como os Vermelhos, alimentos da cor Laranja são fontes de carotenóides. Ricos também em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

Alcachofra, Almeirão Roxo, Alface Roxa, Alho Roxo, Ameixa Preta, Amora, Azeitona Preta, Batata Roxa, Berinjela, Beterraba, Cebola Roxa, Figo Roxo, Framboesa, Jaboticaba, Jamelão, Lichia, Mirtilo, Repolho Roxo e Uva Roxa.

Contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C.
Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.

Abacate, Abobrinha Verde, Acelga, Almeirão, Alface, Azeitona Verde, Brócolis, Cebolinha, Coentro, Couve, Couve Chinesa, Couve de Bruxelas, Chuchu, Ervilha, Jiló, Kiwi, Limão, Maxixe, Mostarda, Pepino, Pimentão Verde, Quiabo, Repolho, Salsa, Uva Verde e Vagem.

Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

Aipim, Aipo, Alho, Alho-Poró, Atemoya, Aspargo, Banana, Batata Baroa Branca, Cará, Cebola, Cogumelo, Couve-Flor, Endívia, Graviola, Inhame, Mangostin, Nabo, Pêra e Pinha.

Nos alimentos de cor Branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

Nutricionista: Rosani R. Sarmento - CRN 01714/4

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