Hábitos alimentares saudáveis

A obesidade infantil tem sua origem em diversos fatores. No entanto, uma questão de extrema relevância, são os hábitos alimentares. Muitos pais alegam ser difícil controlar o que os pequenos comem, no entanto, a família é determinante para a formação dos hábitos alimentares.

Quando pensamos na alimentação das crianças, devemos lembrar primeiramente que somente em raras ocasiões existem proibições, e sim, o controle do consumo dos alimentos mais calóricos.

No dia-a-dia, a oferta de alimentos deve ser sempre a mais saudável, eventualmente, podemos oferecer alimentos um pouco mais calóricos, dessa forma é interessante que os lanches escolares contenham uma fonte de carboidratos, proteínas e vitaminas.

Os carboidratos podem ser encontrados nos pães, bisnaguinhas, biscoitos, torradas, cereais e etc.
As proteínas estão nos leites, queijos, requeijão, ricota, peito de peru, presunto magro, iogurtes, leite fermentado, etc.

As vitaminas são encontradas nas frutas e sucos.

Uma alimentação equilibrada pede também uma boa oferta de fibras, dessa forma, trocar eventualmente os pães brancos por pães integrais é uma excelente forma de melhorar a alimentação da criança, as frutas com casca, o consumo do bagaço também são uma boa fonte de fibras.

Docinhos acompanhando o lanche podem ser liberados uma ou no máximo duas vezes por semana, mas sempre uma porção pequena.

Por exemplo: uma única unidade de Bis, um bombom, entre outros.

Os salgados deverão sempre que possível ser assados em vez dos fritos; oferecer sucos de frutas, (mesmo sendo de caixinha) ainda é melhor do que os refrigerantes.

Estimule a criança a diminuir a freqüência do consumo de alimentos mais calóricos.

Nutricionista: Rosani R. Sarmento - CRN 01714/4

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