Aprendendo com Projetos na Educação Infantil

Projeto 2014

PROJETO A SER DESENVOLVIDO NA TIC TIC TAC, EM 2014.

"BRASIL DIVERSO"

 O ano de 2014 é de grande significado para o Brasil e seu povo, uma vez que o país será palco de um dos maiores eventos envolvendo países de todos os continentes, a Copa Mundial. Diante de tal peculiaridade, a Tic Tic Tac observou a grande oportunidade de trazer à luz do conhecimento de nossos alunos a enorme diversidade de nosso país em todas as suas áreas, desde a mistura de raças, passando pelas diferenças climáticas, fauna, flora, solos, costumes, etc. Neste ano também vivenciaremos as eleições presidenciais, que são de grande importância para todo povo e direcionamento do destino de nosso país.

Estudando a proposta da Unesco para 2014, vimos que "O Ano Internacional da Cristalografia 2014 (IYCr2014) além da comemoração do centenário da difração do Raio-X, e o aniversário de 400 anos da observação de Kepler, sobre a forma simétrica dos cristais de gelo, e o papel da simetria na matéria.". O tema é extremamente interessante, pois abre espaço para estudarmos o desenvolvimento de tantas tecnologias, baseadas nas estruturas dos cristais. Levando em conta a complexidade do tema e a idade de nossos alunos, ficaremos um pouco distantes da proposta apresentada. Porém, podemos dizer que usaremos a ideia de fazer um "Raio-X" do nosso país, buscando trazer um pouco da diversidade brasileira para seu próprio povo.

Nosso projeto chama-se "Brasil Diverso" e será trabalhado do Berçário à Pré-Escola II, de acordo com a idade de cada turma. A primeira etapa do processo será a "Projeto Identidade" onde os alunos estudarão a si mesmos, suas famílias, suas origens e nossa escola.

Chamaremos a atenção das crianças para a diversidade que há entre nós, nossos corpos, nossas cores, formas, que podemos gostar de coisas diferentes, nossas diferentes famílias, as diversas escolas que conhecemos e as escolas dos irmãos.

As Eleições e a Copa do Mundo serão excelentes disparadores para este projeto, pois teremos vários candidatos para serem avaliados em seus variados planos de governo, jogadores de vários países com suas próprias culturas, e turistas vindos de diversos lugares do Mundo para participar de jogos aqui no Brasil que trazem consigo seus hábitos de toda uma vida.

Pretendemos pontuar e aprender com as diferenças que encontramos aqui dentro do nosso país, percorrendo-o de Norte ao Sul, conhecendo sua cultura regional, formas de expressão e apresentação. Partiremos do princípio das localidades dos Estádios usados para os jogos, cada um em uma região com suas especificidades.

Exaltaremos, mais uma vez, os Projetos Literários com as poesias e literaturas, e ampliaremos o foco com a valorização do meio ambiente com as experiências de plantar sementes e de colher alguns alimentos, além de outras experimentações alimentares que levem nossos alunos a conhecerem e diferenciarem frutas e legumes, tendo como objetivo o conhecimento e enriquecimento alimentar. Desta forma, teremos a chance de falar sobre a agricultura familiar, que também é parte do projeto da UNESCO.

Queremos levar nossos alunos a adquirirem hábitos saudáveis, através de cuidados com o corpo e o conhecimento das várias opções de hábitos e costumes. Esperamos contar com a colaboração de pais e profissionais, trazendo para dentro da escola, suas experiências e informações, através de pesquisas, histórias, filmes, fotos, jogos, músicas e outros tantos recursos que possam surgir.

Faremos um fechamento das atividades com nossa Exposição Cultural de final de ano, onde teremos a oportunidade de apresentar boa parte de nossa aprendizagem e a culminância de nossos projetos.

 

Equipe Pedagógica

 

Voltar